
Tema - Será o título do meu TCC
Arquiteturas Pedagógicas: As relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador.
Rosto - Identificação - Sumário - Dedicatória
cronograma no Projeto do TCC , vou pensar melhor ele!
Pensar a questão a partir da experiência de estágio com a 4ª série... Enfiar questão e objetivos na justificativa.
olhar projeto tcc e relatório.
[...] Insiro a questão: Como as Arquiteturas Pedagógicas influenciam no processo ensino/aprendizagem? [...]
Insiro os objetivos:
Objetivo Geral
- Discutir como as Arquiteturas Pedagógicas influenciam o Processo Ensino/Aprendizagem.
Objetivos Específicos
- Identificar em quais situações de ensino/aprendizagem a construção do conhecimento ganha maior significado para o aluno;
- Analisar os diferentes comportamentos dos alunos diante dos desafios propostos pelo uso do computador;
- Relacionar a aprendizagem com o aumento da auto-estima;
- Relacionar a aprendizagem com o uso de Arquiteturas Pedagógicas com o comprometimento em aprender; e,
- Relacionar o uso de Arquiteturas Pedagógicas com a mudança de qualidade nos relacionamentos entre alunos e entre alunos e professor.
Estudo de Caso de uma das turmas atendidas no LABIN durante o Estágio de Pedagogia. Turma 43, 4ªsérie, tarde.
Serão analisados os vídeos produzidos com essa turma durante o atendimento no LABIN e o Diário de Campo produzido durante o Estágio; os Blogs produzidos pelos alunos e enquete sobre como cada aluno aprende.
(entra aqui todas as estapas)
Esqueci dessa parte! Muito importante, tem gente que fica boiando.
Quem pego, a profi Rosane e Galera do PEAD?
Análise e Teoria - Título 4
isto aí
Digitalizo alguma imagem nesse capítulo? Coloca em anexo
1. Linguagem p/Vigotisky
Analiso, descrevo e demostro, a mudança nas interações da turma, observada durante o estágio, linkando com a importância da linguagem para a construção do sujeito psicológico, para a interação, bla,bla,bla..., segundo Vigotisky...
2. Transformações na Convivência p/ Maturana
Analiso, descrevo e demostro, as mudanças de relacionamento, a cooperação, a camaradagem que foram se desenvolvendo no decorrer do estágio..., segundo Maturana...
3. Computadores e as Crianças p/ Papert e Spiro
Analiso descrevo e demostro, a interação, a colaboração e a superação das dificuldades através da união dos alunos frente aos desafios propostos pela máquina, para darem conta de realizar a atividade, semanalmente, teorizando a partir de Papert e Spiro.
4. Aprendizagem p/ Piaget
Por fim, analiso, descrevo e demostro as aprendizagens dos alunos analisando suas mudanças de atitude e posturas frente aos resultados que alcançaram, a sua aprendizagem, linkando com o processo de construção do conhecimento e o sistema de significados, a relação entre o cognitivo e o afetivo, a formação da autonomia, a mudança de conduta, bla,bla,bla...
Esses 4 subtítulos vão responder o como e o porquê as arquiteturas influenciam no processo de ensino/aprendizagem. ok
Considerações Finais - Título 5
Fecho o baile falando da importância do planejamento bem estruturado, que permita a flexibilidade e que trace um caminho semelhante com o processo realizado pelos alunos, falo da intencionalidade do que o professor que que seus alunos construam, apoiada em Padilha e justifico que para isso precisa
haver mudança de paradigma dentro da escola, me apoiando em Fagundes, Maçada e Sato. (ok.. mas deixa aberto para mais coisas que vão aparecer....)
Referências Bibliográficas
Anexos
Lista endereços dos Vídeos, Blogs e Pbworks?
Comments (5)
lucreal@... said
at 3:04 pm on Sep 10, 2010
OI Mara!!!
Coloquei minhas observações em alaranjado...
Bjs. Profa. Luciane.
cristiane.pead said
at 4:12 pm on Sep 11, 2010
Oi, Mara!
Na parte de anexos, seria interessante listar sim os endereços dos vídeos, blogs e outras páginas que vc e suas turmas utilizaram no decorrer do estágio.
Se possível até colocar uma telinha com exemplos das páginas importantes ou preferidas.
abraços e bom finde!
Cristiane Todeschini, Tutora.
cristiane.pead said
at 7:17 am on Sep 18, 2010
Oi, Mara!
Td bem?
Ontem eu a prof. Luciane passamos na sua wiki e pensamos que talvez fosse melhor vc publicar o desenvolvimento do TCC todo ele na sua íntegra, numa página só. Isso porque facilita a leitura e a compreensão do todo, isto é, sem a necessidade de linkar cada item, dividindo o TCC em páginas.
Dessa forma, também facilitaria o acervo de todo o processo de construção do TCC, já que a proposta é de criarmos a versão 1, 2, 3, etc., ou seja, quantas versões forem necessárias para a finalização do TCC.
Além disso, verifiquei que, na sua versão 1 do TCC, vc já desenvolveu a questão, a introdução, método e parte do seu referencial teórico no link das arquiteturas do TCC.
Qualquer coisa que precisar, me escreva!
Abraços e bom finde!
Cristiane Todeschini, Tutora.
Mara Tavares said
at 3:30 pm on Sep 18, 2010
Oi, Tutora Cris, tudo! E, contigo?
Certo tutora, até é melho juntar, para cortar as repetições. Vou coçocar como versão 2. OK?
Bjs, Mara.
cristiane.pead said
at 8:11 pm on Sep 18, 2010
Oi, Mara!
Comigo tudo bem, graças a Deus!
Eu acabei de ver a versão 2, ficou ótimo!
abs, Cris
You don't have permission to comment on this page.